Mudar de carreira, é para mim?

Mudar de carreira é um processo difícil e trabalhoso, mas não é impossível. Você já deve ter ouvido essa história…”Tenho 30 e poucos anos, trabalho há mais de 10, conquistei o cargo que almejava, mas sinto que não estou plenamente realizado e gostaria de seguir outro caminho profissional.”

Segundo dados publicados em 2016 pela Innovare Pesquisa, 70% dos brasileiros estão insatisfeitos com seu trabalho e 65% afirmam não fazerem o que gostam. Diante deste dilema, fica claro a falta daquela dose extra de coragem para trocar o certo pelo duvidoso e ir em busca de novas direções. Sendo assim, quero te ajudar a refletir sobre um passo anterior a concretização efetiva da mudança, ou seja, vamos verificar se sua intenção de mudar para esta nova carreira é legítima ou não.

Você precisa se questionar!

Para isso valem os questionamentos: De onde veio este meu desejo de mudar? Ele é baseado em que experiência que tive? A reflexão é essencial para a verificação da intenção. Confira estas 3 ações:

1 – Levante as atividades realizadas por profissionais que exercem a sua “nova carreira”;

2 – Analise se você está disposto a realizar tudo o que for preciso para exercer esta profissão;

3 – Verifique se todo o pacote compensa e se ele está baseado no que é realmente importante para você;

Conhecer profundamente as atividades exercidas e verificar se as habilidades e competências estão alinhadas com o seu perfil é um bom começo. Então, converse com estes profissionais, ouça seus propósitos e veja o que faz seu futuro colega de profissão acordar todos os dias pela manhã satisfeito com seu trabalho. Lembre-se que para tudo na vida existem os 2 lados, analise se você está disposto a fazer as atividades que não estão na lista das mais desejadas.

Outro ponto é investigar se existe algo que é muito importante na sua vida hoje que o incapacitaria de mudar. Caso saiba que necessita de segurança, por exemplo, deixar o pacote de benefícios que tem no emprego atual pode ser algo que te deixe com um pé atrás. Avalie quanto tempo você está disposto a abrir mão disso e alcançá-lo novamente mais para frente, se for preciso.

Planeje!

Com o conhecimento sobre a legitimidade da sua intenção, se planeje e comece hoje as ações para que possa realizar a transição de carreira de forma consistente e gradual. No entanto, se você seguir todas as ações e após a reflexão ficar claro que não pode ou não quer abrir mão de algumas coisas importantes para você, simplesmente esqueça este sonho! Risque-o da sua lista de desejos e siga a vida com o que já conquistou. Não carregue sonhos ilegítimos na mala, eles pesam muito!

Seja o protagonista das suas escolhas e lembre-se que os cenários mudam ao longo da vida e que os ajustes no caminho serão necessários.